quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O seu Deus lhe dá repouso!



"Ouvi-me ó Judá e vós moradores de Jerusalém: 
Crede no SENHOR vosso Deus e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis"


E sucedeu que os filhos de Moabe e os filhos de Amom e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra o rei Jeosafá. Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo:  "Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi."

em 2 Crônicas 20:1-30

Então Jeosafá temeu e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá.  E Judá se ajuntou para pedir socorro ao SENHOR e de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao SENHOR.

E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do SENHOR, diante do pátio novo. E disse: 
Ah! SENHOR Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? 
Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? 
Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.

Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?
E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo:
"Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás."

Agora pois, eis que os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais não permitiste passar a Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram, eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar.

Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? 
Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, 
e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti. 

E todo o Judá estava em pé perante o SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos.

Então veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias 
E disse: Dai ouvidos todo o Judá e vós moradores de Jerusalém, e tu ó rei Jeosafá
assim o SENHOR vos diz: 
"Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus"
"Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que pelejar.  Postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. 
Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco."

Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando-o.  E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, com voz muito alta.

E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa  e, ao saírem Jeosafá pôs-se em pé e disse "Ouvi-me ó Judá e vós moradores de Jerusalém: 
Crede no SENHOR vosso Deus e estareis seguros;  crede nos seus profetas e prosperareis"

E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre.

E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir que vieram contra Judá e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se. Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou.

E vieram Jeosafá e o seu povo para saquear os seus despojos, e acharam entre eles riquezas e cadáveres em abundância, assim como objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar; e três dias saquearam o despojo, porque era muito.
E ao quarto dia se ajuntaram no vale de Beraca; pois ali louvaram ao SENHOR. Por isso chamaram aquele lugar o vale de Beraca, até ao dia de hoje.
Então voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Jeosafá à frente deles, e tornaram a Jerusalém com alegria; porque o SENHOR os alegrara sobre os seus inimigos.

E vieram a Jerusalém com saltérios, com harpas e com trombetas, para a casa do SENHOR.

E veio o temor de Deus sobre todos os reinos daquelas terras, ouvindo eles que o SENHOR havia pelejado contra os inimigos de Israel.

E o reino de Jeosafá ficou quieto; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor.


Dai Graças ao Senhor porque ele é bom e a sua benignidade dura para sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário